Voltar para Página Home

Educação
Inclusiva

Tendo como premissa que a educação é direito fundamental de todos, nós da Mais Diferenças, desde a fundação, desenvolvemos projetos de assessoria para a  implementação da Educação Inclusiva em redes públicas e privadas.

A Educação Inclusiva implica em qualidade social da educação, gestão democrática dos recursos públicos, acesso e permanência dos alunos, garantia de respeito e incorporação das identidades sociais, culturais, afetivas, étnicas, físicas e de gênero de todos os envolvidos, num processo de diálogo, aprendizagem e construção de novas formas de trabalhar cooperativamente.

Apesar de todos os avanços dos últimos anos e de uma legislação atualizada com os princípios dos direitos humanos, falta muito para que a enorme dívida histórica do país com a população com deficiência, TGD e altas habilidades seja resolvida. No campo da educação inclusiva, as políticas públicas ainda são frágeis e recentes, exigindo dos diferentes atores um trabalho intensivo e de longo prazo para que seja garantido o acesso e a qualidade da educação, com equiparação de oportunidades.

Temos clareza que a implementação de políticas e programas de educação inclusiva implicam em uma transformação social e ressignificação do papel da escola e de todos os atores nela envolvidos, com o objetivo de incluir os alunos com deficiência, TGD e altas habilidades na escola regular. Além disso, a nossa experiência de assessoria de implementação de educação inclusiva em diferentes realidades nos indica que não existe um único caminho, mas que necessariamente é fundamental que se construam possibilidades e estratégias de articulação de questões institucionais, pedagógicas, organizacionais, sociais e culturais, das diferentes instâncias envolvidas no processo e, em especial, das unidades escolares.

Buscamos que tais políticas não sejam entendidas como um projeto menor, ou apêndice das políticas educacionais, mas que sejam incorporadas de forma transversal.Nesse sentido, trabalhamos junto aos parceiros, organizando nosso trabalho em cinco eixos de atuação.

Saiba mais a respeito acessando a área de projetos.

MD INDICA

II Seminário de Pesquisa em Tecnologia Assistiva

II Seminário de Pesquisa em Tecnologia Assistiva

Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento – CIAPE realiza Seminário com o tema A relação do Mercado e da Pesquisa em TA no Brasil.
A foto mostra três alunos em frente a um computador, em uma aula de informática no município de Osasco
A fotografia mostra uma criança em aula de informática no município de Osasco. Pode-se ver parte de um teclado e um mouse de computador, e uma mão de uma criança segura o mouse.
A fotografia mostra uma turma de alunos tendo aulas de LIBRAS em escola do município de Guarulhos. Em uma sala de aula, as crianças estão sentadas em suas carteiras e o professor Janus Liuzzi, que  está em pé em frente aos alunos, segura um livro aberto. Ao lado dele está a professora da sala.
A fotografia mostra alunos de uma escola de Osasco em uma atividade artística. Três meninos estão apoiados em uma mesa onde há um grande papel branco em que eles desenham e escrevem seus nomes.
Fotografia de ação de Acessibilidade em Educação Inclusiva - Oficina de Tecnologia Assistiva no município de Guarulhos.
Fotografia da plateia no Seminário de Educação Inclusiva - Direito à Diversidade, onde pessoas assistem a uma palestra.
A fotografia mostra, em primeiro plano, uma mulher que segura um bloco de papel e faz anotações com uma caneta. Em segundo plano, três mulheres conversam, em uma das etapas da Ação de Monitoramento e Avaliação da Educação Inclusiva com famílias de alunos da Secretaria de Educação de Osasco - Percepção dos Projetos
Fotografia de uma formação em Educação Inclusiva ministrada no município de Osasco, no ano de 2011 - Práticas e Linguagens Inclusivas. A foto mostra um recorte aproximado de de duas educadoras fazendo anotações em seus cadernos
Fotografia da Caixa do PEI, uma caixa de madeira clara contendo kit de materiais referentes à Educação Inclusiva que faz parte do PEI-Osasco
Fotografia da Oficina Escrever-se no Mundo, ação de formação em Educação Inclusiva, que aconteceu no projeto PEI-Guarulhos, no ano de 2011. Na fotografia, a consultora da MD fala com duas mulheres sentadas em carteiras a sua frente.
Acesso ao Canal Mais Diferenças no Youtube Perfil Mais Diferenças no Twitter Perfil do Mais Diferenças no Facebook Perfil do Mais Diferenças no Flickr
md@md.org.br

Rua Lisboa, 445 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Cep: 05413-000 / Fone: 55+ (11) 3881 4610